eTwinning National Quality Label
Docentes da Escola Frei Manuel Santa Inês distinguidos com o eTwinning National Quality Label
É com orgulho que o AERT3 anuncia que os docentes Ana Mouta, Marina Hussein, Nuno Morujão e Teresa Moreira da Escola Frei Manuel Santa Inês foram distinguidos com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning, referente ao ano letivo 2024/2025.
Dia Mundial da Alimentação
Comemorou-se, uma vez mais, o Dia Mundial da Alimentação no AERT3. Com a colaboração das docentes do Clube de Culinária, e dando resposta a um desafio proposto pelo Projeto Eco-escolas, os alunos do 3º TAS confecionaram 3 sobremesas aproveitando desperdícios alimentares (casca de frutas).
EB2,3 Frei Manuel Santa Inês celebra o #ErasmusDay!
Os alunos da EB2,3 Frei Manuel Santa Inês comemoraram o #ErasmusDay de uma forma muito especial — com a criação de um mural dedicado ao programa Erasmus+, que agora enche a escola de cor, criatividade e espírito europeu!
2º lugar no Concurso “Chapéus há muitos”
O 12º aniversário do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, a 12 setembro deste ano, foi assinalado com atividades para os mais novos, incluindo desfile e entrega de prémios do concurso “Chapéus há muitos” (...)
Resultado das votações para o Conselho Geral
Para consultar as atas do resultado das votações para o Conselho Geral dos discentes, do pessoal docente e do pessoal não docente, clique em Ver atas.
Associação de Estudantes - Ens. Secundário
AVISO - Ensino Secundário
Informa-se as inscrições para matrícula/assistência em disciplinas isoladas do Ensino Secundário estão disponíveis até...
AERT3 representado em Viena no Curso sobre UDL
Os docentes Nuno Morujão e Carla Vieira, do AERT3, participaram recentemente em Viena na formação internacional "Universal Design for Learning: Strategies and Digital Tools to Support All Learners", dedicada à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras.
Comunicado - Mérito Escolar de Excelência
"A aluna Ana Francisca Peralta de Oliveira, aluna da Escola Secundária de Rio Tinto, do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, concluiu em 2023/2024 o 12º Ano com uma média final de 18,4 valores." (...)
- INFORMAÇÕES GERAIS À COMUNIDADE ESCOLAR
- FOLHETO PARA ALUNOS
- Referencial Escolas – Controlo de transmissão de COVID-19 em contesto escolar
- Acesso aos Serviços Administrativos
Eco-Agrupamento
Site Eco-Agrupamento
Selo Escola Saudável
https://www.dge.mec.pt/noticias/selo-escola-saudavel-2022-2024-abertura-de-candidaturas

Os alunos de 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas tomaram o pulso à sociedade de consumo e diagnosticaram falta aguda de informação e comportamentos inadequados a precisar de cuidados intensivos. Uma parte do tratamento para estes problemas pode estar contida nos vídeos produzidos pelos alunos, em substituição das atividades criativas que tinham concebido e que a pandemia não permitiu dinamizar… Alguns desses vídeos estão acessíveis aqui:
- «Internet - Perigos e Cuidados a ter»
https://youtu.be/STz93rYc9hs - «Plasticodependência»
https://youtu.be/_Deo5AxFlUg - «A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor»
https://www.youtube.com/watch?v=FnipR50x-8E - «Importância da rotulagem»
https://www.youtube.com/watch?v=esVYaDBpWT0 - «Inflação: o que tu precisas de saber!»
https://youtu.be/4tpav_HjNFM
Quando a educação, tão velha quanto a humanidade, se encontra com as artes e se deixa alagar por elas, especialmente pela poética do cinema jovem com pouco mais de cem anos, renova sua fertilidade, impregnando-se de imagens e sons (Moreira,2017).
Atualmente, todos os alunos estão totalmente familiarizados com os recursos audiovisuais e com os recursos que a tecnologia proporciona, interagindo facilmente com a linguagem audiovisual. Estes recursos mostram-se atraentes e eficazes, melhorando assim as suas qualidades estratégicas, tais como o interesse, a atenção e concentração, despertando a sua curiosidade e a sua ligação permanente com a tecnologia, tornando-se num processo facilitador da aprendizagem que estimula a imaginação e as capacidades do aluno.
Por este motivo, o AERT3 dinamiza ativamente o PNC, seja em contexto de sala de aula ou fora dela.
Os alunos exigem cada vez mais práticas pedagógicas motivadoras, e ensinar e aprender com recursos audiovisuais e cinematográficos é um exemplo disso, contribuindo fortemente para uma mudança da atitude face ao ensino e à aprendizagem. Pretende-se que, a visualização dos filmes selecionados no PNC, possa ser plenamente aproveitada para seguir o caminho da formação, da informação e da inovação, de forma devidamente planificada e de acordo com os objetivos pretendidos na utilização desta ferramenta pedagógica.
Para a exploração de cada filme é sempre criado um design educacional com diferentes atividades, com diferentes ferramentas tecnológicas que permitam alcançar os objetivos definidos e que auxiliam a desconstrução de todo o filme nas diferentes etapas (antes, durante e pós-visualização do filme...), analisar o recurso, analisar as diferentes perspetivas e desconstruir toda a sua linguagem.





























