Entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2025, alunos do 3.º ciclo da Escola Básica Frei Manuel Santa Inês, acompanhados pelos professores Nuno Morujão e Teresa Moreira, participaram numa mobilidade ao abrigo do programa Erasmus + em Las Palmas, Gran Canária, Espanha.
Esta iniciativa, com o tema "Cuidar dos Oceanos", decorreu na escola IES Pérez Galdós e contou ainda com a participação de alunos de uma escola de Amesterdão. Durante esta semana, alunos e professores estiveram envolvidos em várias atividades educativas e culturais das quais fazemos um curto resumo.
1.º dia – Depois de uma atividade lúdica que pretendeu que cada aluno se apresentasse e interagisse com os demais, seguiu-se a apresentaçao de um trabalho sobre a história e a cultura da Ilha da Gran Canária e depois os trabalhos feitos pelas diferentes escolas participantes, sobre a poluição marinha e o seu impacto nos oceanos de cada país, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a sensibilização para este problema global. Posteriormente, decorreu a visita a “La Vegueta”, a parte velha da cidade de Las Palmas. De forma lúdica e interativa, numa “Caça ao Tesouro”, os alunos conheceram melhor a história e a cultura locais.
2.º dia - Na escola, no laboratório de Biologia, os alunos realizaram uma atividade experimental sobre acidificação dos oceanos, em que puderam constatar como a poluição atmosférica contribui para a alteração do pH dos mares, ameaçando a sobrevivência de muitas espécies. Seguiu-se a visita ao Oceanário "Poema del Mar", onde observamos várias espécies, sobretudo aquáticas, representativas dos principais ecossistemas terrestres. Esta visita permitiu conhecer e refletir sobre a importância da preservação da biodiversidade nos oceanos, bem como sobre algumas das ameaças de que é alvo, nomeadamente a poluição pelos plásticos e micro plásticos. Aproveitamos ainda para visitar os arredores de Santa Catalina, explorando a biodiversidade e os ecossistemas locais.
3.º dia - Em Taliarte, visitamos o Banco Espanhol de Algas Marinhas, que faz investigação e cultivo de algas, procurando soluções para alguns dos desafios atuais do planeta, tais como a produção de alimentos, produtos farmacêuticos e matérias-primas para a indústria. Foi ainda abordado o enorme papel dos oceanos no controlo do efeito estufa, na medida em que os oceanos, através das algas fotossintéticas, são os maiores sumidouros de carbono que possuímos. Seguiu-se a visita a Gáldar, ao Museu e Parque Arqueológico da “Cueva Pintada”, onde pudemos conhecer melhor a história dos primeiros povos que ocuparam as Ilhas Canárias, antes da sua conquista pelos Castelhanos.
4.º dia - Na praia de Las Canteras, desfrutamos de atividades lúdicas ligadas ao mar, tais como o caiaque, paddle board e windsurf, promovendo a prática destes desportos aquáticos. 5.º dia - No último dia da mobilidade, realizamos uma ação de limpeza de praia em Bocabarranco - Jinámar. Mais de que uma simples limpeza, aprendemos a utilizar um método científico, baseado na recolha de amostras estruturadas que foram meticulosamente analisadas de forma a determinar a quantidade de plásticos e micro plásticos encontrados por unidade de área, e assim determinar a quantidade destes poluentes existentes em toda a praia.
Esta mobilidade proporcionou aos alunos e aos professores uma experiência enriquecedora, desenvolvendo as suas competências linguísticas, sociais e emocionais, a partilha de valores, tradições e culturas, a promoção da consciência ambiental e a importância de cuidar dos oceanos. "