Projeto Jobshadowing – Ready for Languages and Sport

jobshadowing1Entre os dias 2 e 10 de maio de 2023, estiveram 5 colegas Checos, da escola Základní škola a mateřská škola Ostrava, situada em Bělský Les, Česká Republika, no âmbito do projeto de jobshadowing, Ready for Languages and Sport, a assistir a aulas de diversos níveis e disciplinas, nomeadamente:  uma turma do 1.º ciclo – C3A, professora Madalena Lopes – atividade CLIL; uma turma do 2.º ciclo – 5.º4, professora Marina Hussein – aula de Matemática ;  uma turma do 3.º ciclo – 9.º D – aulas de TIC, Matemática  e Inglês, professores Fernando Coelho, Ida Gonçalves e Teresa Silva, respetivamente.

Para além das aulas, os colegas tiveram, igualmente, a oportunidade de observarem outras práticas letivas, como, por exemplo, atividades dinamizadas pelos  PEQUENOS CIENTISTAS e pelo CLUBE CIÊNCIA VIVA na escola FMSI.  Assistiram também a uma peça de teatro, A Menina e o Mar, dinamizada pela turma C4A, da professora, Adélia Silva, do Centro Escolar de Baguim. Tiveram ainda a oportunidade de observar dois torneios desportivos: o torneio de futsal – 8.º ano, dinamizado pela professora Carolina Coelho, na Escola Secundária de Rio Tinto; o torneio de basquetebol – todos os níveis, dinamizado pelas professoras Carolina Coelho, Inês Teixeira, Natália Fonseca e Olga Mendonça, na Escola Secundária de Rio Tinto.

jobshadowing2

Com o intuito de se inteirarem acerca das incumbências do Serviço de Psicologia e Orientação, os colegas reuniram com o psicólogo do AERT3, Abílio Cardoso. Além de tudo isto, os colegas checos mostraram interesse em conhecer o tipo de avaliação levada a cabo pelo agrupamento, nomeadamente, momentos de avaliação formativa e sumativa; instrumentos de avaliação; veículos de transmissão dessa informação aos EE; escala de avaliação sumativa; condições de transição, etc. O balanço final deste jobshadowing é muito positivo quer para os colegas checos, quer para os colegas portugueses, do AERT3 pela possibilidade de colaboração e partilha de conhecimento.