miniA convite do Parlamento Europeu, uma delegação da ESRT viajou até Estrasburgo para participar no seminário Sakharov, em representação do nosso país e do projeto VOTAR CLARO. Os alunos Ana Idalina Marques (12°J), Álvaro Pereira (11°E) e João Tiago Ferreira (11°O), embaixadores-juniores da nossa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, participaram em sessões de formação sobre direitos humanos, cidadania europeia e desinformação e tiveram encontros com ativistas de diferentes países e causas e também com laureados com o prestigiado Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Numa das imagens, os alunos confraternizam com um dos laureados, o ativista venezuelano Lorent Saleh, que inspirou os presentes com uma emocionante comunicação sobre a luta pela dignidade humana na Venezuela e no mundo. Este prémio já foi atribuído, no passado, a nomes como Nelson Mandela, Xanana Gusmão, Malala Yousafzai, Alexei Navalny e, este ano, a Mahsa Amini e ao movimento Mulher, Vida, Liberdade do Irão.

02 mini 03 mini 04 mini

Perante uma audiência composta por delegações dos países da União Europeia e do Reino Unido, os nossos alunos questionaram os oradores sobre as suas intervenções cívicas e sobre medidas para potenciar os respetivos efeitos no contexto da defesa dos direitos humanos a nível global.

06 mini

Antes disso, no hemiciclo de Estrasburgo, os alunos assistiram aos discursos de Ursula von der Leyen e de alguns eurodeputados (incluindo um português) nos trabalhos de preparação para o Conselho Europeu dos dias 14 e 15 de dezembro. Nesta reunião do Conselho, entre outras deliberações, foi decidido abrir as negociações formais para a adesão da Ucrânia e da Moldova à União Europeia.

01 mini 05 mini