climate mates aert3Na semana de 20 a 24 de novembro realizou-se a última mobilidade do projeto Erasmus “Climate Mates” no nosso Agrupamento, subordinada ao tema “Friends of Biodiversity”. Os parceiros de Atarfe e de Çanakkle, quatro professoras e oito alunos com 12/13 anos, trabalharam colaborativamente com as quatro professoras e oito alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês, nas diversas propostas de atividade agendadas.

Após a receção dos parceiros e do momento musical proporcionado pela turma do 5º3, sob a orientação da professora Ana Andrade, as atividades de ice-breaker foram dinamizadas na sala do CAA pelos alunos que habitualmente lá desenvolvem as suas aprendizagens, um ótimo cartão de visita da atitude pró-inclusão vivenciada na EFMSI.

Mostrar a biodiversidade aos parceiros só se tornou difícil em termos de escolher as visitas, desde as opções mais clássicas (Quinta do Passal, LIPOR, Parque Biológico de Gaia, Estação Litoral da Aguda, Galeria da Biodiversidade) a outras menos habituais (Casa Marta ortigão Sampaio, com a visita guiada “A Natureza dentro e fora da Casa”; sessão sobre as abelhas “Em defesa dos polinizadores”, apresentada por um apicultor local na EFMSI; Workshop de Arte, dinamizado pelo colega Armando Branquinho). O Clube Ciência Viva da EFMSI organizou um leque de propostas dirigidas aos alunos: atividades experimentais sobre o efeito de estufa e acidificação da água por efeito dos poluentes, a biodiversidade no charco da Escola, observações astronómicas no telescópio e, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, foram plantadas duas árvores autóctones no jardim da Escola.

 

Os parceiros que nos visitaram tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao centro histórico do Porto e, também, já nas instalações da Frei, de preparar e saborear uma comida típica da nossa região, a “francesinha”. O jantar de despedida da mobilidade e do projeto teve lugar na noite do dia 24, com a presença dos Encarregados de Educação dos alunos portugueses envolvidos no projeto. Este evento teve lugar na sala de convívio dos alunos da EFMSI e o Conservatório de Música de Gondomar presenteou os convidados com um mini-concerto.

O projeto Climate Mates termina a 29 de dezembro deste ano e, até lá, a equipa de professores irá finalizar o relatório a ser submetido ao Erasmus. Toda esta equipa agradece o contributo e apoio da Direção, da coordenação de estabelecimento da Frei, dos funcionários que amavelmente facilitaram apoio logístico durante a mobilidade, do Clube Ciência Viva da EFMSI, dos colegas Ana Andrade, Armando Branquinho, Irma Aguiar e Nuno Morujão, e dos Encarregados de Educação dos alunos Climate Mates.

A Direção endereça os mais sinceros parabéns à equipa que trabalhou diretamente neste projeto Erasmus, o primeiro a envolver alunos do 2º ciclo, por todo o trabalho realizado e pela ambição de ter sonhado em ir mais além.